Pesquisa Profissional de ensino 

Introdução

 

Obrigado por participar da Pesquisa de Profissionais de Ensino!

Esta pesquisa foi especialmente projetada para entender melhor a experiência de ensino em uma variedade de indivíduos e países.

 

O objetivo desta breve pesquisa de 20 minutos é nos ajudar a entender, entre uma amostra de professores profissionais, a experiência geral de ensino em diferentes contextos. Fazemos isso fornecendo a você uma série de situações e cenários, que não têm respostas certas ou erradas. Vamos pedir seus pensamentos e opiniões sobre uma variedade de situações.

 

Todas as respostas são coletadas anonimamente, e em nenhum momento solicitaremos informações que nos permitam identificá-lo durante a análise dos dados. Embora estejamos interessados nas percepções dos profissionais de ensino, não estamos interessados em como indivíduos particulares respondem e não atribuiremos nenhuma resposta a indivíduos específicos.

  

Os resultados deste estudo serão usados apenas para fins de pesquisa. A equipe de pesquisa fará o possível para manter todas as informações que você nos disser durante o estudo estritamente confidenciais, conforme exigido por lei. O Conselho de Revisão Institucional (IRB) da Universidade de East Anglia é responsável por proteger os direitos e o bem-estar dos voluntários de pesquisa.

 

Sua participação é voluntária, o que significa que você pode escolher se quer ou não participar. Você pode optar por não participar da pesquisa saindo da pesquisa a qualquer momento.

 

Sinta-se à vontade para entrar em contato se tiver alguma dúvida, preocupação ou reclamação sobre este estudo. Você pode entrar em contato com um membro da equipe de pesquisa em s.banuri@uea.ac.uk. Se você está preocupado com a forma como este estudo está sendo realizado ou gostaria de fazer uma reclamação a alguém independente do estudo, entre em contato com a Diretora da Escola de Economia, Dra Emiliya Lazarova, e.lazarova@uea.ac.uk , +44 01603 59 2867.

 

Ao clicar na seta abaixo, você reconhece que tem mais de 18 anos e concorda em participar. Clicar na seta o levará ao início da pesquisa.











Considere o seguinte cenário: Você é um novo professor que acabou de concluir o treinamento de professores e está animado para ingressar em sua nova escola. Você tem uma reunião com o diretor  que lhe pede para participar de um treinamento sobre como configurar rotinas de sala de aula.

 

O treinamento que você deve fazer é uma sessão de uma hora liderada por um instrutor externo. O instrutor começa explicando quais são as rotinas.

 

"Rotinas são uma série de ações que o professor pede aos alunos para seguirem todos os dias na sala de aula. As rotinas ensinam aos alunos o que fazer em diferentes momentos do dia escolar. As rotinas criam um ambiente seguro para o aprendizado, preservam o tempo de aprendizado e ensinam hábitos positivos. Rotinas são mais eficazes quando estabelecidas no início do ano, mas podem ser ensinadas em qualquer momento."

 

O instrutor fornece uma série de etapas para ajudá-lo a estabelecer rotinas em sua sala de aula que apoiem o aprendizado do aluno.

 

 Estes são os passos sobre os quais elas falam:


Pasos a seguir:

      1. Escolha uma rotina para trabalhar

2. Divida a rotina em etapas

3. Ensine as novas rotinas aos alunos

4. Lembre e reforçe o comportamento positivo durante vários dias

Depois de fornecer esta descrição, o instrutor descreve algumas rotinas de configuração de amostra, fornece o folheto acima para levar com você e o treino é concluído em 30 minutos. você volta ao diretor depois de concluir seu treinamento, que então lhe dá sua agenda para o próximo semestre.

 

Considerando a situação acima, responda às seguintes perguntas:




Considere o seguinte cenário: Você é um novo professor que acabou de concluir o treinamento de professores e está animado para ingressar em sua nova escola. Você tem uma reunião com o diretor (diretor) que lhe pede para participar de um treinamento sobre como configurar rotinas de sala de aula. O diretor conta como essas técnicas estavam sendo usadas nas melhores escolas do país e como os diretores dessas escolas falaram sobre melhorias nos resultados dos testes e resultados de aprendizagem desde que essas técnicas foram implementadas..

 

O treinamento que você está sendo solicitado a fazer é sobre "Estabelecimento de rotinas de sala de aula". É uma sessão de treinamento de uma hora conduzida por um instrutor externo (outro professor especialista nessas técnicas). O instrutor começa explicando quais são as rotinas.

 

"Rotinas são uma série de ações que o professor pede aos alunos para seguirem todos os dias na sala de aula. As rotinas ensinam aos alunos o que fazer em diferentes momentos do dia escolar. As rotinas criam um ambiente seguro para o aprendizado, preservam o tempo de aprendizado e ensinam hábitos positivos. Rotinas são mais eficazes quando estabelecidas no início do ano, mas podem ser ensinadas em qualquer momento."

 

O instrutor fornece uma série de etapas para ajudá-lo a estabelecer rotinas em sua sala de aula que apoiem o aprendizado do aluno. O instrutor modela cada etapa, mostra alguns exemplos em vídeo das etapas que ocorrem em uma sala de aula e pede que você experimente e forneça feedback.

 

Estes são os passos sobre os quais elas falam:

Pasos a Seguir

 

1.       1. Elija una rutina para trabajar

Para decidir en qué rutina trabajar pregúntese, ¿en qué momento la clase pierde la mayor cantidad de tiempo de aprendizaje? Puede ser:

 

- Durante un periodo específico de la clase. Cuando los estudiantes entran o salen del aula

- La transición de la clase de una actividad a otra

- Usted o algún estudiante distribuyendo materiales en la clase

 

Puede ser un comportamiento de los estudiantes que quiera cambiar:

- Estudiantes hablando al mismo tiempo que el maestro

- Estudiantes parándose de sus asientos y caminando por el aula durante la clase

 

Cambiar muchas rutinas al mismo tiempo es difícil por lo que es mejor elegir una rutina para comenzar.


2.       2. Desglose la rutina en pasos

Trate de hacer que los pasos sean simples y concretos para que los estudiantes los puedan recordar fácilmente y seguirlos. Para simplificarlo, complete la rutina usted mismo y registre cada paso.

 

3.       3. Enseñe la nueva rutina a los estudiantes

Trate de reservar un momento de su clase para enseñar la nueva rutina a los estudiantes justo antes del momento en que quiera que la usen. Aquí hay una descripción de cómo enseñar la rutina.

 

Explicar -- Explique a los estudiantes qué rutina o norma va a cambiar y por qué es importante. Cuando explique una rutina o norma por primera vez, utilice oraciones cortas y simples, y hable lenta y claramente.

 

Demuestre – Actúe paso a paso lo que quiere que sus estudiantes hagan en la nueva rutina o norma. Explique cada paso de manera que los estudiantes puedan ver exactamente lo que deben hacer.

 

Practique con algunos estudiantes – pida a uno o dos estudiantes que practiquen la rutina o norma enfrente de la clase. Después de que lo hayan intentado dé retroalimentación sobre lo que hicieron bien y qué podrían mejorar.

 

Practique con toda la clase – Pida a toda la clase que intente la nueva rutina o norma dando una orden precisa. Brinde retroalimentación sobre lo que hicieron bien y lo que podrían hacer para mejorar.   A menudo, ayuda practicar varias veces con todo el grupo porque al principio algunos estudiantes pueden encontrar desafiante la nueva rutina o norma. 

 

4.       4. Recuerde y refuerce el comportamiento positivo durante varios días

Recuerde a los estudiantes cómo hacer la rutina justo antes de que la hagan. Mientras los estudiantes están realizando la rutina reconozca los que la estén haciendo correctamente. Repita este paso a lo largo del tiempo hasta que los estudiantes la hagan sistemáticamente correctamente. (de algunos días a algunas semanas)

 

Ao final disso, o instrutor pede que você experimente os passos, fingindo ser um dos seus alunos e fornecendo feedback ao longo do caminho. O instrutor lhe entrega o livreto acima para levar com você, e o treinamento é concluído após uma hora. O instrutor pede que você tente as etapas em sua própria aula, e que você observará uma aula em algumas semanas e fornecerá mais feedback. Ele volta ao diretor depois de concluir seu treinamento, que então lhe dá sua agenda para o próximo semestre.

 

Considerando a situação acima, responda às seguintes perguntas:




Pesquisadores médicos desenvolveram um novo creme para tratar erupções cutâneas. Os tratamentos mais recentes geralmente funcionam, mas às vezes pioram as erupções cutâneas. Mesmo quando os tratamentos não funcionam, as erupções às vezes melhoram e às vezes pioram por conta própria.

 

Como resultado, qualquer novo tratamento precisa ser testado em um experimento para ver se melhora ou piora a condição da pele de quem o usa do que se não o tivesse usado. Pesquisadores realizaram um experimento em pacientes com erupções cutâneas. No experimento, um grupo de pacientes usou o novo creme por duas semanas e um segundo grupo não usou o creme. Em cada grupo, o número de pessoas cuja condição da pele melhorou e o número cuja condição piorou está registrado na tabela abaixo.

 

Como os pacientes nem sempre completam os estudos, o número total de pacientes em cada grupo não é exatamente o mesmo, mas isso não impede a avaliação dos resultados.

 

Considere a seguinte tabela:

 

Erupção ficou melhor

Erupção ficou pior

Pacientes que usaram o novo creme

223

75

Pacientes que nao usaram o novo creme

107

21

Por favor, considere duas afirmações sobre este estudo:

 

(a) As pessoas que usaram o creme para a pele foram mais propensas a MELHORAR do que aquelas que não o fizeram.

 

(b) As pessoas que usaram o creme para a pele eram mais propensas a PIOR do que aquelas que não usavam.



Pesquisadores médicos desenvolveram um novo creme para tratar erupções cutâneas. Os tratamentos mais recentes geralmente funcionam, mas às vezes pioram as erupções cutâneas. Mesmo quando os tratamentos não funcionam, as erupções às vezes melhoram e às vezes pioram por conta própria.

 

Como resultado, qualquer novo tratamento precisa ser testado em um experimento para ver se melhora ou piora a condição da pele de quem o usa do que se não o tivesse usado. Pesquisadores realizaram um experimento em pacientes com erupções cutâneas. No experimento, um grupo de pacientes usou o novo creme por duas semanas e um segundo grupo não usou o creme. Em cada grupo, o número de pessoas cuja condição da pele melhorou e o número cuja condição piorou está registrado na tabela abaixo.

 

Como os pacientes nem sempre completam os estudos, o número total de pacientes em cada grupo não é exatamente o mesmo, mas isso não impede a avaliação dos resultados.

 

Considere a seguinte tabela:

 

Erupção ficou pior

Erupção ficou melhor

Pacientes que usaram o novo creme

223

75

Pacientes que nao usaram o novo creme

107

21

Por favor, considere duas afirmações sobre este estudo:

 

(a) As notas médias dos alunos nos testes são mais baixas quando os professores receberam planos de aula estruturados.

 

(b) As notas médias dos alunos nos testes são mais altas quando os professores receberam planos de aula estruturados.



Especialistas em educação começaram recentemente a recomendar o uso de planos de aula estruturados para melhorar as práticas de ensino e os resultados dos alunos. Planos de aula estruturados fornecem orientação geral sobre a sequência e o conteúdo das atividades dentro de uma aula, mas não escrevem instruções palavra por palavra (veja um exemplo abaixo).

 

Alguns argumentam que os planos de aula estruturados servem como uma ferramenta adicional importante para os professores que implementam novos métodos de ensino e são particularmente importantes para professores em países de baixa e média renda. No entanto, alguns criticam a existência e o uso desses Planos de Aula Estruturados por causa de seu potencial para sufocar a criatividade do professor e reduzir a autonomia do professor.

 

Aqui há um exemplo de um plano de aula estruturado:

leccion4

Recentemente, alguns pesquisadores testaram o uso de planos de aula estruturados em um subconjunto de países de baixa e média renda. Eles forneceram a um grupo de professores nesses países planos de aula estruturados, mas outro grupo continuou sem a ajuda desses planos de aula.

 

Agora, os pesquisadores estão interessados em saber se os Planos de Aula Estruturados foram eficazes para melhorar as pontuações dos alunos nos testes. Por esse motivo, eles analisaram os alunos cujos professores receberam planos de aula estruturados e identificaram se as pontuações médias dos testes melhoraram ou diminuíram. Eles também analisaram alunos cujos professores não receberam planos de aula estruturados e identificaram a mesma coisa. A tabela abaixo resume suas descobertas.

 

Considere a seguinte tabela: 

 


 

As médias dos resultados dos testes dos alunos aumentaram

As médias, as pontuações dos testes dos alunos diminuíram

Professores que foram fornecidos com planos de aula estruturados

223

75

Professores que Não foram fornecidos com planos de aula estruturados

107

21

Por favor, considere duas afirmações sobre este estudo:

 

(a) As notas médias dos alunos nos testes são mais baixas quando os professores receberam planos de aula estruturados.

 

(b) As notas médias dos alunos nos testes são mais altas quando os professores receberam planos de aula estruturados.



Especialistas em educação começaram recentemente a recomendar o uso de planos de aula estruturados para melhorar as práticas de ensino e os resultados dos alunos. Planos de aula estruturados fornecem orientação geral sobre a sequência e o conteúdo das atividades dentro de uma aula, mas não escrevem instruções palavra por palavra (veja um exemplo abaixo).

 

Alguns argumentam que os planos de aula estruturados servem como uma ferramenta adicional importante para os professores que implementam novos métodos de ensino e são particularmente importantes para professores em países de baixa e média renda. No entanto, alguns criticam a existência e o uso desses Planos de Aula Estruturados por causa de seu potencial para sufocar a criatividade do professor e reduzir a autonomia do professor.

 

Aqui há um exemplo de um plano de aula estruturado:

leccion4

Recentemente, alguns pesquisadores testaram o uso de planos de aula estruturados em um subconjunto de países de baixa e média renda. Eles forneceram a um grupo de professores nesses países planos de aula estruturados, mas outro grupo continuou sem a ajuda desses planos de aula.

 

Agora, os pesquisadores estão interessados em saber se os Planos de Aula Estruturados foram eficazes para melhorar as pontuações dos alunos nos testes. Por esse motivo, eles analisaram os alunos cujos professores receberam planos de aula estruturados e identificaram se as pontuações médias dos testes melhoraram ou diminuíram. Eles também analisaram alunos cujos professores não receberam planos de aula estruturados e identificaram a mesma coisa. A tabela abaixo resume suas descobertas.

 

Considere a seguinte tabela: 

 


 

As médias, as pontuações dos testes dos alunos diminuíram

As médias dos resultados dos testes dos alunos aumentaram

Professores que foram fornecidos com planos de aula estruturados

223

75

Professores que Não foram fornecidos com planos de aula estruturados

107

21

Por favor, considere duas afirmações sobre este estudo:

 

(a) As notas médias dos alunos nos testes são mais baixas quando os professores receberam planos de aula estruturados.

 

(b) As notas médias dos alunos nos testes são mais altas quando os professores receberam planos de aula estruturados. 



Intervalo rápido - Abaixo estão uma série de enigmas - Por favor, faça o seu melhor esforço





Os pesquisadores estão interessados em saber se o ensino on-line melhora os resultados do aprendizado dos alunos.

 




Muitos defensores sugerem que a aprendizagem on-line é o futuro da educação. Por exemplo, um diretor de uma escola de alto desempenho no país disse recentemente: "Nossos alunos on-line estavam escolhendo quando fazer o login para fazer seu trabalho. Eles pareciam muito sintonizados quando o faziam..... Nós os encontramos, como um grupo, excepcionalmente dedicados, motivados e engajados". 


Os pesquisadores estão interessados em saber se o ensino on-line melhora os resultados do aprendizado dos alunos.

 




Muchos defensores sugieren que la enseñanza en línea es el futuro de la educación. Por ejemplo, un ganador del Premio Mundial de Maestros dijo recientemente: "Nuestros estudiantes en línea estaban eligiendo cuándo iniciar sesión para hacer su trabajo. Parecían muy sintonizados cuando lo hicieron ... Los encontramos, como grupo, excepcionalmente dedicados, motivados y comprometidos". 


Os pesquisadores estão interessados em saber se o ensino on-line melhora os resultados do aprendizado dos alunos.

 




Muchos opositores sugieren que la enseñanza en línea es un reemplazo extremadamente pobre para la educación presencial. Por ejemplo, un director de una escuela de alto rendimiento en el país dijo recientemente: “…las necesidades físicas, sociales y emocionales del alumno pasan desapercibidas…la mejor parte de la escuela es la relación de los maestros con los estudiantes que falta en los cursos en línea.

 

Os pesquisadores estão interessados em saber se o ensino on-line melhora os resultados do aprendizado dos alunos.




Muchos opositores sugieren que la enseñanza en línea es un reemplazo extremadamente pobre para la educación presencial. Por ejemplo, un ganador del World Teacher Prize dijo recientemente: "... las necesidades físicas, sociales y emocionales del alumno no se detectan... la mejor parte de la escuela es la relación de los maestros con los estudiantes que falta en los cursos en línea".


Os pesquisadores estão interessados em saber se o ensino on-line melhora os resultados do aprendizado dos alunos.

 




Por favor, considere a seguinte situação. Você se mudou recentemente para uma nova escola e descobre que tem alguns alunos que têm lutado com seus estudos. Estes estudantes estão muito atrás dos outros e precisam de um apoio adicional considerável. Ao mesmo tempo, você está ciente de que alguns estudantes frequentemente deixam a escola para começar a trabalhar porque suas famílias não podem se dar ao luxo de mantê-los na escola. Você procura mais a fundo e isto é o que você encontra:

 

Você descobre que sua escola tem até 50% das crianças vindas de famílias pobres. A maioria das crianças não tem alimentos adequados para comer e muitas vezes tem dificuldade para se concentrar. Você sabe, através de pesquisas sobre aprendizagem e desenvolvimento, que fornecer a esses estudantes um apoio adicional é particularmente importante, pois com esse apoio, um número significativo deles mostrará melhora em seu trabalho escolar e permanecerá na escola, em vez de desistir.

 

Ao dar atenção extra a esses estudantes, estima-se que 20% mostrarão melhora em seu trabalho escolar e permanecerão na escola ao invés de desistir.





Por favor, considere a seguinte situação. Você aprende sobre Jamila, uma das alunas que vem lutando. Jamila é de uma família muito pobre que muitas vezes não pode se dar ao luxo de comprar alimentos adequados. A família utiliza qualquer coisa disponível para comer com seu arroz, qualquer coisa que acrescente um pouco de sabor.

 

Jamila frequentemente fala em estar com fome, e isso afeta sua capacidade de concentração. Uma de suas colegas tem dado atenção especial a Jamila, e compartilhou que Jamila tem mostrado melhora em seu trabalho escolar e está planejando completar o ano letivo em vez de desistir.





Imagine que você é um professor de classe 4. Devido à recente pandemia, seus alunos não têm freqüentado a escola nos últimos dois anos e estão ficando consideravelmente para trás. Portanto, seu grupo atual de alunos da classe 4 só completou com sucesso a classe 2.


Com suas habilidades de ensino, quanto tempo você estimaria que esses alunos levariam para alcançar seu nível de aprendizagem apropriado?



Imagine o professor médio encarregado de ensinar os alunos da classe 4. Devido à recente pandemia, estes alunos não freqüentam a escola nos últimos dois anos e estão ficando consideravelmente para trás. Portanto, o atual lote de alunos da classe 4 só completou com sucesso a classe 2.

 

Com as habilidades de ensino do professor médio, quanto tempo você estimaria que esses  alunos levariam para alcançar seu nível de aprendizagem apropriado?


Imagine um professor semelhante a você em todos os aspectos (mas não você) encarregado de ensinar os alunos da classe 4. Devido à recente pandemia, estes alunos não freqüentam a escola nos últimos dois anos e estão bastante atrasados. Portanto, o atual lote de alunos da classe 4 só completou com sucesso a classe 2. nto, el lote actual de estudiantes de la clase 4 solo ha completado con éxito la clase 2.

 

Com essas habilidades de ensino de professores, quanto tempo você estimaria que esses alunos levariam para alcançar seu nível de aprendizagem apropriado?



Imagine que os alunos de sua classe tenham tido notas mais baixas do que o esperado nos últimos anos. Pode haver muitas razões para isso, incluindo a capacidade dos estudantes, fatores ambientais, problemas relacionados a renda, etc.


Imagine que alunos de outra classe de professores (em uma escola diferente) tiveram notas mais baixas do que o esperado nos testes nos últimos anos. Pode haver muitas razões para isso, incluindo a capacidade dos estudantes, fatores ambientais, problemas relacionados a renda, etc.


Imagine que os alunos de sua classe tiveram notas mais altas do que o esperado nos testes nos últimos anos. Pode haver muitas razões para isso, incluindo a capacidade dos estudantes, fatores ambientais, problemas relacionados a renda, etc.


Imagine que os alunos de outra classe de professores (em uma escola diferente) tiveram notas mais altas do que o esperado nos testes dos últimos anos. Pode haver muitas razões para isso, incluindo a capacidade dos estudantes, fatores ambientais, problemas relacionados a renda, etc.

Seção 3: Antecedentes parte 1






Seção 3: Antecedentes parte 2





Seção 3: Antecedentes parte 3





%

%

Seção 3: Antecedentes parte 4


%



Le agradecemos el tiempo que dedicó a realizar esta encuesta.